Meu cantinho

O tempo pode apagar a lembrança de um rosto,
mas nunca a de alguém
que soube fazer de um pequeno instante
um grande momento!

Quem sou eu

Minha foto
Porto Alegre, RS, Brazil
Sou uma pessoa tranquila e muita amiga. Gosto das coisas boas da vida e procuro ser o mais sincera possível em tudo e com todos. Amo fazer novos amigos e estou aberta a novas amizades. Beijinhus "Sou mulher de uma face mas de mil trejeitos. Não cultuo a aparência ... cultivo a alma. Sou feita de intensas emoções pincelada com olhar de calmaria. Se me roubam um ideal viro a guerreira que mata um leão a cada dia. Não brigo pela perfeição somente por igualdade e justiça. Abomino a violência... sou alma e coração. Com um abraço sou consolo, com um sorriso sou esperança. Sou livre como um pássaro ou um sonho de criança. Por amar tanto a liberdade jamais aprisiono. Sou simplesmente mulher."

Meus vídeos

Meu neto, Daniel, nasceu...

Meu neto, Daniel, nasceu...
Que Deus te abênçõe sempre.. TE AMO mto

sábado, 3 de outubro de 2009

Meu neto

Meu neto que tinha data prevista para o parto no dia 24 de outubro, adiantou quase um mês.. ou seja nasceu com 36 semanas..
Bebês que nascem antes de 37 semanas são considerados prematuros
Ele nasceu com 2.050k então também considerado de baixo peso..
O baixo peso é considerado abaixo de 2.500k.

Na nossa família já havia acontecido alguns casos de crianças que nasceram de 8 meses, mas nenhuma precisou ficar em incubadora.. pq tinha peso superior aos 2.500k

Então para todos aqui está sendo uma experiência nova..
Muita informação que não tinhamos..
Seria então o momento de pesquisar... para saber mais, para entender e para saber os cuidados que devemos ter..

Tentarei colocar aqui algumas coisas que encontrei e que achei interessante compartilhar com outras mães e avós.
.

Existe na internet uma cartilha: Cartilha cuidados bebês prematutos
Por esse caminho (acredito) que terão acesso a ela:

http://64.233.163.132/search?q=cache:AS5n85Wg8a0J:bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/Cartilha_cuidados_bebe_premat.pdf+cuidados+com+bebe+prematuro&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Ou procurem em algum site de busca por: cuidados com bebê prematuro


O prognóstico de um bebé prematuro baseia-se em vários fatores, como idade gestacional, peso de nascença e maturidade dos órgãos. Um bebé que nasce prematuro tem inúmeras complicações, pois o seu desenvolvimento não está completo e por conseguinte, não respira sozinho, não come sozinho, não é capaz de equilibrar a sua temperatura corporal, etc...
É importante ter em conta, que um parto antes do tempo, não só é prematuro para a criança, também o é para os pais, é sempre um choque e as reações dos pais são diversas, dependendo de múltiplos factores e da própria personalidade dos pais.
Uma situação complicada para os pais, é estes imaginam que o seu bebé está sofrendo é necessário apoiar os pais.

O sistema imunológico dos bebés prematuros não se encontra totalmente desenvolvido. Não receberam o complemento necessário de anticorpos contra as infecções, que a sua mãe lhes proporciona através da placenta. O risco de contrair infecções graves, sobretudo as que afetam o fluxo sanguíneo (sepse), é consideravelmente mais alto nos bebés prematuros do que nos nascidos no termo.

Antes do nascimento, os produtos de dejecção (não consegui traduzir essa palavra) do feto atravessam a placenta e são expulsos pela mãe. Depois do parto, os rins e o intestino devem encarregar-se desta função. A função renal do bebé sumamente prematuro é limitada, mas melhora à medida que os rins amadurecem. Depois do parto, o bebé necessita um funcionamento hepático normal, além do intestinal, para expulsar bilirrubina (pigmento amarelo derivado da destruição normal dos glóbulos vermelhos) pelas fezes. A maioria dos recém-nascidos, sobretudo os prematuros, apresentam um aumento temporário na concentração de bilirrubina no sangue que pode causar icterícia. Esse aumento produz-se porque a sua função hepática carece de suficiente maturidade e, além disso, porque não possuem a mesma capacidade de ingerir alimentos e têm menos movimentos intestinais do que os bebés mais velhos. Os níveis muito altos de bilirrubina podem produzir querníctero, uma forma de lesão cerebral. No entanto, a maioria dos bebés tem algo de icterícia, que não é grave e desaparece à medida que melhoram tanto a sua alimentação como os seus movimentos intestinais.

Habitualmente, os bebés prematuros são colocados numa incubadora, já que perdem calor rapidamente e têm dificuldades para manter a temperatura normal do corpo.

Traços físicos de uma criança prematura

  • Tamanho pequeno.
  • Baixo peso ao nascer.
  • Veias visíveis sob a pele.
  • Pouca gordura sob a pele.
  • Pouco cabelo.
  • Orelhas finas e moles.
  • Cabeça relativamente grande.
  • Pouco desenvolvimento do tecido pulmonar.
  • Músculos fracos e actividade física reduzida (uma criança prematura tende a não mexer os braços e as pernas como uma criança nascida no fim do tempo o faz).
  • Poucos reflexos de sucção e deglutição.
  • Respiração irregular.

Alguns sinais fisiológicos e comportamentais, e o seu possível significado. No entanto, esta informação serve apenas para indicar aos pais a necessidade de olharem e aprenderem a conhecer o seu bebé, procurando a ajuda de enfermeiros e outros técnicos quando o seu comportamento suscitar dúvidas.



Tendo em conta os sinais do seu bebé, os pais podem ajudá-lo a reconfortar-se e a acalmar-se:
Diminuindo os ruídos que rodeiam o bebé (por exemplo, abrindo e fechando cuidadosamente as portas da incubadora, sendo cuidadoso quando for preciso colocar algum objecto em cima desta)
Falando em tom baixo e calmo junto ao bebé
Mantendo o bebé protegido da luz em excesso (se a incubadora está coberta, então é porque o bebé precisa descansar, e deve permanecer assim)
Respeitando o sono do bebé – os períodos de sono são de extrema importância para a organização de um bebé prematuro – mesmo que isso signifique que, naquele período de visita, não podem interagir com ele
(Quando o bebé está confortável e disponível para a interacção) Fazendo-lhe festas suaves, colocando a mão em cima dele e aconchegando-o
(Durante a prestação de cuidados) Usando gestos e movimentos suaves, esperando um pouco se o bebé parecer incomodado ou tenso
(Durante os tratamentos, se a equipa o considerar adequado) Deixando o bebé segurar um dos dedos, ajudando-o a levar os seus próprios dedos à boca, se ele o tentar e não conseguir sozinho.
Recordamos uma vez mais que o mesmo comportamento do bebé pode ter significados diferentes – e por vezes comportamentos à primeira vista negativos podem constituir um bom indicador (por exemplo, quando o bebé desvia o olhar ou volta a cabeça quando a mãe lhe fala com carinho e o acaricia, isso habitualmente não significa rejeição, mas apenas que o bebé está cansado, e já consegue a organização suficiente para, desse modo, interromper a interacção – o que é um bom sinal!).

Antes de iniciar qualquer manipulação, verifique se é adequada junto da equipa clínica. O internamento do bebé é um período de aprendizagem para a mãe e o pai, durante o qual, com apoio especializado, podem explorar as competências e necessidades do seu bebé, de modo a conseguirem responder-lhe com confiança e adequação depois do regresso a casa.

O momento da alta hospitalar, mesmo se muito esperado e desejado pelos pais, pode acarretar de novo alguma ansiedade e preocupação, sobretudo se o internamento do bebé na UCIRN ficou marcado por problemas de saúde frequentes e/ou graves.

A alta é um marco importante no percurso do bebé, e dos pais. Ir para casa significa poder finalmente usufruir de privacidade com o bebé, e do contacto próximo com outros familiares e amigos. Por outro lado, durante o internamento os pais dispunham de apoio contínuo e imediato na prestação de cuidados ao bebé, o que em casa não vai acontecer… Porém, é preciso lembrar que o bebé só deixa o hospital quando a equipa clínica o considera suficientemente bem para o fazer – e quando a família lhe pode prestar os cuidados necessários.

Antes da alta, a mãe e a família recebem todas as indicações e esclarecimentos que serão necessários para cuidar do bebé (desde a alimentação ao banho, passando pela melhor posição para o por a dormir e pela forma de gerir as visitas da família e as saídas de casa); as questões e dúvidas devem ser colocadas e esclarecidas. Para as que surgem já em casa, e habitualmente são muitas, é comum a UCIRN disponibilizar contactos telefónicos que poderão ser utilizados pelos pais.

As consultas de seguimento do bebé ficarão agendadas, serão prestadas informações quanto a procedimentos clínicos e medicação que possa necessitar e os pais receberão indicações sobre os sinais de perigo para a saúde do bebé a que devem estar atentos. Também será enviada informação para o Centro de Saúde e Médico de Família dos pais.


Em casa, toda a família necessitará de se adaptar à chegada de um novo membro, o que nem sempre é um processo fácil… ou rápido. O próprio bebé pode parecer mais instável nos primeiros tempos em casa – também ele necessita de se ajustar a um novo ambiente, muito diferente do que experimentou na UCIRN. No caso das mães e pais, não é raro que todo o stress acumulado nas semanas ou meses de internamento se manifeste depois da chegada a casa, sob a forma de exaustão, perturbações do sono, choro fácil, irritabilidade ou sensação de incapacidade para continuar a lidar com a situação. Todas estas emoções são normais e coerentes com a situação vivida; a procura de ajuda especializada (psicológica, ou médica) pode ser útil para ajudar à recuperação.



Quais cuidados devo ter com o bebê prematuro,quando recebo visitas em casa?

Quando o bebê, finalmente, chega em casa, muitas pessoas vão querer visitá-lo.
Vale recordar:
*evitar contato com pessoas resfriadas ou com gripe;
* limitar tempo e o número de pessoas que o visitam simultaneamente, justificando que agora o bebê está em casa e tem todo tempo, não necessitando de "congestionamento" nas visitas;
* deixar a casa bem arejada, com portas e janelas abertas;
* pedir que as visitas lavem as mãos antes de pegar o bebê;
* impedir que se fume emcasa.
Ter bom senso neste momento é fundamental, evitando colocar o bebê em uma "redoma de vidro”.
As visitas são importantes fontes de estímulo e socialização do bebê e na ajuda que a mãe, por ventura, precise. Esta ajuda é sempre bem vinda. O apoio da família e amigos é sempre positivo, educativo e encorajador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita..
Volte sempre
Beijinhus
Mara